Na segunda-feira, a visita dos ministros a São Luís foi marcada pela assinatura de acordo de cooperação entre os dois países, para a promoção de um turismo sustentável e resiliente, preparado para emergências climáticas e empresariais. Nesta terça-feira, representantes da Companhia Aérea Azul participaram de reunião virtual com os dois ministros, para negociar a implementação de voos diretos entre São Luís e a Jamaica.
“A partir de hoje nasce uma grande parceria entre o Brasil e a Jamaica, com o Maranhão como protagonista. Essa parceria será muito frutífera e inclui também a ampliação de linhas aéreas, como voos daqui para a Jamaica. Não tenho dúvida que é uma jornada que vai dar certo, porque temos laços de identidade cultural que nos unem muito fortemente, como a questão do reggae, por exemplo”, celebrou o governador Carlos Brandão.
“Essa conexão de povos não é sobre pensamentos e ideais, mas também uma conexão física e a conectividade aérea é o meio pelo qual nós podemos de fato conectar os nossos povos. Estamos muito animados com essa perspectiva, estamos fazendo tudo possível do nosso lado, da Jamaica, para facilitar isso”, reforçou o ministro Edmund Bartlett.
MTur Itinerante em São Luís
O MTur Itinerante em São Luís foi aberto com palestra do ministro Celso Sabino, que abordou ações do Ministério do Turismo aplicadas em todo o país, como o Fungetur e o Cadastur – o primeiro corresponde a uma linha de financiamento destinada a micro, pequenas e médias empresas que atuam no setor e o segundo é relativo ao sistema de cadastro do MTur, que garante diversas vantagens para os operadores do turismo cadastrados.
“O governo federal está com um esforço muito grande para ampliar o turismo no nosso país. Estamos aqui também para celebrar este importante acordo com o governo da Jamaica, representado aqui pelo meu amigo Edmund, um homem muito influente naquele país, e nós fizemos questão de trazê-lo aqui em São Luís”, frisou Sabino.
Na sequência, o ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, destacou em sua palestra, a importância de dois temas centrais para o futuro do turismo: resiliência e sustentabilidade. A resiliência no turismo refere-se à capacidade das comunidades, empresas e ambientes naturais de um destino, para antecipar, resistir e se recuperar de vários desafios – como por exemplo, a pandemia.
Bartlett sublinhou a relevância desses tópicos no contexto brasileiro, já que o Brasil é um um país de notável riqueza natural e de grande diversidade cultural e ecológica, mas que sofre eventualmente ameaças como a degradação ambiental, alterações climáticas e a instabilidade socioeconômica. “O documento que nós assinamos é sobre construir capacidade de resiliência e sustentabilidade. Resiliência para nós é a habilidade de recuperar rapidamente e crescer de forma sustentável depois de mega discussões e crises”, destacou Bartlett.
Festival Internacional de Reggae em São Luís
Uma das propostas de parceria entre Maranhão e Jamaica desenhadas durante a visita, é a realização de um Festival Internacional de Reggae em São Luís.






0 Comentários